enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj
Dor de Cabeça » Mais sobre dor de cabeça » Cefaleias secundárias
Aumento da pressão intracraniana

A maior preocupação de quem habitualmente procura um médico por causa da dor de cabeça é a possível existência de um tumor cerebral, em função da grande intensidade e/ou incapacidade que as crises de dor podem provocar.

Porém, as dores de cabeça causadas por tumores cerebrais são relativamente raras, principalmente antes da terceira idade, e constituem um dos vários tipos de dor causada pelo aumento da pressão dentro do crânio. Então, é importante se entender que, por ser um continente fechado, o crânio tem um “conteúdo” que não pode variar em tamanho ou quantidade. Se isso ocorrer, acarretará um aumento de pressão que irá comprimir ou pressionar áreas do próprio cérebro. Essa compressão trará, entre outras manifestações mais graves, dor de cabeça.

Em geral, mas não obrigatoriamente, a dor de cabeça de um tumor cerebral é localizada mais de um lado ou só de um lado, sobre a área do tumor, sendo mais intensa pela manhã, de evolução mais recente, piorando com movimentos da cabeça, e vai progressivamente aumentando em intensidade ao longo do tempo, até tornar-se contínua.

Frequentemente, assim como ocorre com outras doenças que causam dor de cabeça, o diagnóstico não é feito só com base na dor de cabeça. São bastante frequentes outras manifestações, sinais e sintomas neurológicos que fazem o médico suspeitar da causa orgânica e investigá-la mais profundamente, chegando ao diagnóstico correto.

Há casos raros, no entanto, de tumores de crescimento muito lento, como os chamados astrocitomas de grau I, que podem, durante anos, causar apenas uma dor de cabeça de intensidade moderada.

Outras doenças que também elevam a pressão dentro do crânio são os ABSCESSOS CEREBRAIS, causados geralmente após um processo infeccioso do cérebro, os HEMATOMAS CEREBRAIS, que são coleções de sangue, também chamados de coágulos, o ALARGAMENTO DOS VENTRÍCULOS CEREBRAIS, que são as cavidades que existem dentro do cérebro cheias de líquor. Estas cavidades podem se alargar se há uma maior produção de líquor e/ou uma dificuldade à sua circulação ou drenagem por algum obstáculo físico.

enxaqueca, enxaqueca rj

Endereço: Rua Siqueira Campos, 43 – salas 1002 e 1003 – Copacabana, Rio de Janeiro/RJ

© Copyright 2011 Dor de Cabeça