enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj
Dor de Cabeça » Mais sobre dor de cabeça » Outros tipos de dor
Dor de cabeça do sorvete

Introdução

Imagine, em pleno calor do verão, sentir uma dor de cabeça fortíssima toda vez que  ingerir sorvete ou qualquer líquido gelado. Esta dor, que mais parece um “castigo”, existe, é muito intensa e denomina-se dor de cabeça do sorvete. Várias pessoas, principalmente aquelas que já são portadoras de algum tipo de dor de cabeça crônica primária, como a enxaqueca, apresentam essa dor.

Características

Apresenta-se no centro e interior da cabeça, de grande intensidade, duração fugaz de poucos segundos e bastante incômoda, quase todas as vezes em que se ingere sorvete ou líquidos muito gelados. A origem e mecanismos que causam esta dor, apesar de ainda controversos, parecem ser relacionados a uma súbita e intensa contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça, quando a substância gelada toca o palato mole, que constitui o “céu da boca”. Apesar de não trazer consequências mais sérias ou graves, esta dor pode provocar uma verdadeira aversão à ingestão de substâncias geladas.

Tratamento

Não há um tratamento específico para este tipo de dor de cabeça, que pode tornar-se crônica (com mais de seis meses de evolução), mesmo porque a sua duração é bastante efêmera e não há tempo hábil de se medicá-la. Uma forma simples e objetiva de evitá-la, no entanto, é ingerir o alimento ou líquido gelado de forma lenta e em pequenas quantidades, não permitindo o seu contato intenso e súbito com o “céu da boca”.

 

enxaqueca, enxaqueca rj

Endereço: Rua Siqueira Campos, 43 – salas 1002 e 1003 – Copacabana, Rio de Janeiro/RJ

© Copyright 2011 Dor de Cabeça