enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj enxaqueca, enxaqueca rj, dor de cabeça, dor de cabeça rj
Dor de Cabeça » Mais sobre dor de cabeça » Cefaleias secundárias
Irritação das meninges

Doenças que irritam ou afetam as meninges ou membranas que cobrem o cérebro podem provocar intensas dores de cabeça.

Estatisticamente, a maior causa de situação que leva à irritação das meninges, no Brasil, é a meningite. Pode haver infecções causadas por vírus, bactérias e fungos que provocam irritação nas meninges e quadros de intensa dor de cabeça, com vômitos, nuca rígida e sinais gerais significativos de infecção grave, principalmente nas meningites por bactérias.

Lamentavelmente, apesar da facilidade de erradicação por intermédio de vacinas, ainda temos, anualmente, no Brasil, casos de crianças e adultos com meningite por meningococos e outras bactérias, geralmente responsáveis por infecções em vias aéreas, que se espalham pelo organismo e vão pelo cérebro.

As meningites bacterianas têm um quadro muito mais dramático, que deve sempre ser suspeitado por parte do médico e que pode matar em menos de 48 horas se os antibióticos apropriados não forem iniciados.

Já nos casos de meningites virais, o diagnóstico pode ser mais difícil, já que a rigidez de nuca nem sempre é clara e os sinais sistêmicos de infecção nem sempre estão presentes.

Em nossos dias, as meningites causadas por fungos geralmente só acontecem em pessoas com depressão ou mau funcionamento do sistema de defesa (imunológico), o que tem sido cada vez mais comum em vítimas de AIDS.

Sempre que há suspeita diagnóstica de meningite, deve ser realizada uma punção lombar, com retirada do líquido céfalo-raquidiano ou líquor para a execução de exames de laboratório, onde serão observados os sinais diretos e indiretos da presença dos microorganismos causadores da meningite. A dor de cabeça das meningites vai melhorando à medida que a infecção vai sendo debelada, e pode-se usar analgésicos, eventualmente, para aliviar um pouco o sofrimento dos pacientes.

O sangue também pode levar a graves irritações das meninges e provocar intensas dores de cabeça. Rupturas de aneurismas no cérebro podem levar a um sangramento tanto para dentro do cérebro como para dentro do espaço onde circula o líquor, chamado de espaço subaracnóideo. A presença de sangue neste espaço não só provoca a elevação da pressão, como também irrita diretamente as meninges, levando em geral a crises de dor de cabeça consideradas pelos pacientes como as piores de suas vidas.

Esta situação, denominada hemorragia subaracnóidea, é a maior causa de dores de cabeça intensas de evolução súbita em quem não tinha dor de cabeça. Geralmente ocorre em momentos de estresse ou de atividade física intensa, sendo com freqüência seguida por sinais neurológicos que precisam sempre ser pesquisados.

Investigar a rigidez de nuca durante o exame inicial é fundamental para se aventar o diagnóstico. A tomografia computadorizada e a punção lombar, com a pesquisa de sangue no espaço subaracnóideo, fornecem a certeza da presença do sangue.

enxaqueca, enxaqueca rj

Endereço: Rua Siqueira Campos, 43 – salas 1002 e 1003 – Copacabana, Rio de Janeiro/RJ

© Copyright 2011 Dor de Cabeça